01.02.12

Transmitido o cargo de Corregedor-Geral da Justiça e empossados novos Juízes-Corregedores



 

O Desembargador Ricardo Raupp Ruschel transmitiu hoje (1º/2) o cargo de Corregedor-Geral da Justiça para o Desembargador Orlando Heemann Júnior,  eleito para o mandato de dois anos pelo Tribunal Pleno, em sessão realizada no último dia 12/12.


Desembargadores Orlando, Marcelo e Ruschel

Na mesma solenidade, o Desembargador Orlando Heemann Júnior deu posse aos Juízes de Direito de Entrância Final Gisele Anne Vieira de Azambuja, Léo  Pietrowski e Luís Francisco Franco, na função de Juízes-Corregedores. Eles irão atuar nas vagas deixadas pelos Juízes Maria Cláudia Mércio Cachapuz, Marcia Kern Papaleo e Antônio Vinicius Amaro da Silveira.  

Ao transmitir o cargo para seu sucessor, o Desembargador Ruschel arrancou sorrisos dos presentes ao entregar uma chave ao Desembargador Orlando. Simbolizo a transmissão do cargo com a entrega desta chave, que é a chave do gabinete que ocupei aqui na Corregedoria, disse ele. Ela representa a assunção de um cargo que requer um trabalho pesado, mas para o qual Vossa Excelência poderá contar com uma equipe maravilhosa, o que garante a certeza de um trabalho profícuo.

Ao fazer uso da palavra, o Desembargador Orlando agradeceu as presenças dos amigos, familiares e Corregedores e lamentou a ausência dos pais, já falecidos. Sobre as atividades da Corregedoria, afirmou estar alinhado aqueles que vêm criticando o excesso de poderes do Conselho Nacional de Justiça. O CNJ não pode pretender anular e sobrepor-se às atribuições legais das Corregedorias locais, afirmou. Portanto, em diversas hipóteses, sua atuação deve ser complementar.

Em relação à sua atuação na Corregedoria, o novo Corregedor afirmou que pretende estimular fontes alternativas de resoluções de conflitos, como a conciliação, a mediação e a Justiça Restaurativa. A mensagem que deve prevalecer é a da pacificação social.

  


 


Fonte: Tribunal de Justiça RS