06.11.14

Ricardo Breier: péssimas condições dos presídios brasileiros!



                  Profissional conhecedor como poucos acerca das agruras do sistema prisional brasileiro, o Secretário Geral da OAB/RS, associado da Acriergs e conhecido militante na área dos direitos humanos, advogado Ricardo Breier foi o autor do parecer levado em consideração pela Corte de Apelação de Bolonha, Itália, para negar o pedido de extradição, feito pelo Governo brasileiro, do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.

            No estudo, Breier demonstrou que qualquer pessoa detida em presídios brasileiros corre real risco de vida, especialmente em se tratando de Pizzolato, em razão da repercussão dada pela imprensa à ação penal conhecida como “Mensalão”.     

            Assinalou, ainda, que “se os presídios federais não oferecem as mínimas condições de cumprimento da pena (seja para cidadãos brasileiros, seja para naturalizados italianos, como Henrique Pizzolato), os presídios estaduais pecam ainda mais”.

            A extradição de Pizzolato foi negada com base no "risco de o preso receber tratamento degradante no sistema prisional brasileiro."

            A Acriergs se orgulha de contar em seus quadros com profissionais do quilate do Dr. Ricardo Breier, cujo trabalho reafirma o nosso compromisso com os valores que sustentam a democracia, especialmente com princípio da dignidade do ser humano.

            César Peres

            Presidente da Acriergs




Fonte: ACRIERGS