15.10.14

Visita marca início da demolição do Presídio Central



 O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Aquino Flôres de Camargo, participou esta tarde (13/10) da visita que diversas autoridades realizaram ao Pavilhão C do Presídio Central, em Porto Alegre, cuja demolição se inicia efetivamente amanhã (14/10). A casa prisional abriga 3.735 presos para um total de 2.069 vagas. O Central chegou a contar com 5,2 mil presos - em novembro de 2010 -, segundo a Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE).

O Desembargador Aquino disse que a visita era revestida de grande simbolismo, já que os magistrados da área de Execução Criminal lutaram para a desativação do Presídio Central. Houve um esforço conjunto que reuniu o Poder Judiciário, Poder Executivo, AJURIS e o Ministério Público, entre outras, instituições para dar mais humanismo ao cumprimento da pena. A situação atual se mostrava insustentável, ponderou.

O Presídio Central atualmente conta com 10 pavilhões e o D será o próximo a ser demolido, sem data definida. Segundo a (SUSEPE), os pavilhões A, B, E e F também terão o mesmo fim.

Participaram da visita desta tarde, entre outras autoridades, o Governador do Estado, Tarso Genro; o Secretário de Segurança Pública, Airton Michels; a Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki; e o Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional, Renato Campos.


Fonte: Tribunal de Justiça RS