11.03.14

Contra o racismo, OAB/RS recebe árbitro de futebol Márcio Chagas da Silva



 

Na tarde desta segunda-feira (10), o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier, recebeu o árbitro de futebol, Márcio Chagas da Silva, que foi vítima de atos discriminatórios na semana passada, durante uma partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Gaúcho 2014.

Breier afirmou que a Ordem gaúcha atua efetivamente em prol dos direitos humanos e da cidadania. “Uma das principais bandeiras da entidade é defender aqueles que se sentem vitimados”, lembrou. Ficou deliberado que a OAB/RS participará do julgamento no TJD-RS, que ocorrerá na próxima quinta-feira (13), na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

Também participaram da reunião o coordenador da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB/RS, conselheiro seccional Rodrigo Puggina; o chefe de gabinete da seccional, Julio Cesar Caspani; e o membro da CDH, Jorge Terra.

Puggina garantiu que a CDH intensificará as discussões sobre o tema. Para ele, é inadmissível que casos como este ainda ocorram. “Estamos tratando junto aos membros da Comissão a promoção de debates para que o preconceito seja suprimido da sociedade”, anunciou.

Por sua vez, o árbitro expôs que “no País ainda há muitas pessoas vítimas de atos discriminatórios que não conseguem relatar publicamente e, por isso, estes fatos seguem ocorrendo”.

Por meio de uma nota oficial, publicada na última sexta-feira (07), a OAB/RS repudiou, por meio da sua Presidência, da Comissão de Legislação e Direito Desportivo e da Comissão de Direitos Humanos, as manifestações racistas praticadas contra o árbitro, durante e após a partida entre o Clube Esportivo Bento Gonçalves e o Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural.

Para a OAB/RS, não é possível tolerar ações discriminatórias de qualquer espécie em um momento em que estamos, de forma permanente, lutando pela reafirmação de direitos humanos e preceitos básicos da democracia, tais como a tolerância e o respeito entre os cidadãos.

Wagner Miranda
Estagiário de Jornalismo

 


Fonte: OAB/RS