31.07.13

NOTA DE REPÚDIO



        Diante do indecoroso comentário feito por confuso colunista do jornal Zero Hora, que se assina por Wianey Carlet, ao tratar da polêmica envolvendo as torcidas no Grenal, segundo quem "Qualquer medida punitiva sempre encontrará um batalhão de advogados dispostos a livrar os bagunceiros da cadeia ou qualquer (sic) outra pena", a Acriergs se sente no dever (incômodo) de publicamente se manifestar.

        Pese tratar-se de aleivosia vinda de obscuro comentarista esportivo, preocupa o fato de que escrita em órgão de grande circulação no Estado, integrante de poderoso conglomerado, formador de opinião e verdadeiro indicador da pauta dos assuntos que, sempre de acordo com seus próprios interesses, devam interessar à sociedade gaúcha.
 
        De pronto, esclareça-se não compactuarem, por óbvio, os criminalistas com quaisquer violências praticadas nos estádios de futebol (ou em outro lugar), seja por torcedores (ou pela população em geral), seja pelos agentes do Poder Público. Tal obviedade não necessitaria ser dita, não fosse esse comentário leviano, filho do preconceito, da raiva e da ignorância. A agressão deve ter base também no prevalecimento, certamente inspirado no temor que imagina o iletrado possa vir a causar nos que gratuitamente ataca, diante do fato de ter a imprensa sempre a última palavra.

        A Acriergs é parceira intransigente de todos os defensores do Estado Democrático de Direito, em cujos alicerces se situa a liberdade de expressão. Ao lado desta, entretanto, se afigura a previsão constitucional de que o "advogado é indispensável à administração da justiça" (art. 133 da CF).

        Calejados na luta contra os poderosos, já não estranhamos tais comportamentos impolidos. Especialmente levando-se em conta de onde vêm. Mas nem por isso nos calaremos. Ao contrário, sempre que atacados injustamente, como foi o caso, viremos a público proclamar a nobreza da nossa atividade, bem como repudiar e denunciar as veladas intenções que inspiram esse ranço autoritário.

        César Peres

        Presidente da Acriergs