31.05.13

AGRESSÃO A ADVOGADO CRIMINALISTA



       A Acriergs - Associação dos Criminalistas do Rio Grande do Sul -.  atenta às notícias sobre a agressão imposta ao advogado criminalista Jader Marques, quando este se encontrava no exercício de sua atividade profissional, sente-se no dever de vir a público esclarecer o seguinte:

        Naturalmente, a dor dos familiares das vítimas do caso conhecido como "Boate Kiss" há de ser respeitada, assim como se deve ter consideração pela contrariedade deles e por seus protestos em decorrência da concessão de liberdade aos réus pelo Tribunal de Justiça. No entanto, nenhuma forma de agressão a qualquer advogado, por conta de seu mister, pode ser tolerada. Tal procedimento agride a advocacia como um todo e afronta o princípio da indispensabilidade do advogado à administração da Justiça.
 
       Por outro lado, a Acriergs tem convicção de que o processo penal não deve ser encarado como um procedimento destinado a pôr foco sobre os atores jurídicos – Advocacia, Ministério Público, Poder Judiciário -, situação que pode colocar em risco os princípios éticos destas Instituições, além de obstaculizar a construção de um espaço onde as vítimas (ou familiares) e os acusados, possam eventualmente expor seus dramas e tentar minimizar os traumas decorrentes dos fatos.
 
        No caso em tela, não há também como descontextualizar a intensa participação da mídia no sentido de exacerbar os ânimos e de fomentar sentimento de desrespeito pelos advogados criminalistas.

        A Acriergs confia plenamente que o fato será apurado pelas autoridades, de modo a que sejam preservadas a honra, a imagem e a excelência da advocacia gaúcha, assim como garantidas as prerrogativas legais concedidas aos Advogados.    

César Peres
Presidente da Acriergs