06.12.12

Seminário aborda atendimento às mulheres vítimas de violência



A Juíza Madgéli Frantz Machado, titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar de Porto Alegre, participou no dia 27/11 do Seminário Tecendo a Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, no auditório do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência), em Porto Alegre.

A magistrada apresentou a visão do Poder Judiciário na rede de atendimento destacando o aumento no número de queixas das mulheres referentes à violência no lar.

Depois que a Lei Maria da Penha foi criada percebemos um aumento no número de queixas advindas da violência contra mulheres. Isso não significa que a violência aumentou e sim que as políticas que vem sendo adotadas protegem as mulheres após a denúncia, constata.

A Juíza orienta as medidas que devem ser tomadas após a agressão: A mulher que sofre com qualquer tipo de violência deve procurar preferencialmente a Delegacia da Mulher, mas podem fazer em qualquer posto da polícia.

O encontro, que faz parte da campanha alusiva aos 16 dias de ativismo no combate à violência contra mulher, teve o objetivo de promover debates e expor as várias formas de abuso e a luta contra toda a forma de preconceito, opressão e discriminação sofrida pela mulher. A campanha iniciou-se no dia 20/11, Dia Nacional da Consciência Negra passando pelo Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres (25/11), Dia Mundial do Combate à AIDS (1/12) e encerra-se no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).


--------------------------------------------------------------------------------
 


Fonte: Tribunal de Justiça RS