23.07.12

OAB/RS quer o fim da separação entre advogados e juízes nas salas de sessões do TRF4 e TRT4



Conforme Lamachia, a medida representa o merecido respeito às prerrogativas dos advogados, as quais, por sua vez, também são da própria cidadania.

Em respeito à prevalência do Estado Democrático de Direito, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, requereu às presidentes do TRF4 e do TRT4, Marga IngeTessler e Maria Helena Mallmann, respectivamente, a retiradado cancelo que separa os advogados dos julgadores nas salas de sessões dos Tribunais em todo o RS.

No início de junho, após pleito da OAB, o presidente do CNJ, ministro Ayres de Brito, retirou o cancelo que havia no plenário do órgão, pondo fim à barreira física entre advogados e membros do CNJ.

Conforme Lamachia, a medida representa o merecido respeito às prerrogativas dos advogados, as quais, por sua vez, também são da própria cidadania. "A retirada do cancelo é um gesto simbólico no sentido da construção de um Judiciário democrático, partindo da premissa de que não há hierarquia entre o cidadão, defendido por seu advogado, e o Estado-julgador, conforme preceitua o art. 7º. do Estatuto da Advocacia, que é uma lei federal", argumentou o dirigente.

 


Fonte: OAB/RS